Mestre Dogen




Dogen Zenji, o fundador da Escola Soto Zen e de Daihonzan Eiheiji, nasceu em 26 de Janeiro de 1200; durante o Período Kamakura da história Japonesa, no ano seguinte à morte de Minamoto Yoritomo. Diz-se que seu pai foi Koga Michichika, Ministro de Estado, e que sua mãe foi Ishi, filha de Fujiwara Motofusa. Provavelmente, o jovem Dogen Zenji viveu em meio ao conforto. Porém, aos treze anos de idade, ele subiu o Monte Hiei e no ano seguinte raspou sua cabeça e tornou-se monge. Diz-se que ele se tornou monge ao sentir a impermanência do mundo na ocasião da morte de sua mãe, quando ele tinha oito anos de idade.
De todo modo, o Monte Hiei nessa época, às vistas de Dogen Zenji, havia tornado-se decadente em razão de relacionamentos com membros do poder. Entre os monges havia muita ganância mundana por fama e riqueza.
Decepcionado, Dogen Zenji deixou Monte Hiei, em busca do verdadeiro Darma (o verdadeiro ensinamento Budista). Ele visitou templos em diferentes distritos, muito confuso e agitado. No Shobogenzo Zuimonki, Dogen Zenji é citado dizendo: “Eu não era capaz de encontrar um verdadeiro mestre ou de fazer bons amigos do Caminho e consequentemente pensamentos confusos e maus surgiram. Porém, quando aprendi sobre os eminentes monges do passado, compreendi que os pensamentos que eu vinha pensando eram desprezados e odiados por essas pessoas. Por isso eu mudei minha forma de pensar, compreendendo que eu deveria pensar nos meus eminentes predecessores, os grandes monges da China e da Índia, ao invés de pensar nos monges do Japão.”
Fiel às suas palavras, ele viajou de barco para a China com a idade de 24 anos em busca do verdadeiro Caminho de Buda. Ainda assim, não havia na China professores que pudessem preencher os ideais puros de Dogen Zenji. Mas quando estava prestes a voltar ao Japão, conheceu Nyojo Zenji no Monte Tendo, onde havia verdadeira prática focada em Zazen.
“Eu sentei em zazen dia e noite. Quando estava extremamente quente ou frio, muitos dos monges paravam de sentar por algum tempo, porque eles tinham medo de ficar doentes. Naquela época eu pensava: “Eu não estou doente, e se eu não praticar teria sido inútil para mim vir até a China. Morrer por alguma doença por causa da prática estaria de acordo com o meu desejo inicial e por isso, continuei a sentar.” (Shobogenzo Zuimonki) Era a tal ponto que Dogen Zenji se dedicava ao zazen. Muitos monges Japoneses que foram estudar e praticar na China voltavam para o Japão trazendo pilhas de sutras Budistas como souvenirs, mas Dogen Zenji voltou com as mãos vazias. A única coisa que Dogen Zenji trouxe de volta foi tornar seu o ensinamento de Shikan-taza (somente sentar).
Para que pudesse encorajar o maior número possível de pessoas a praticar zazen, Dogen Zenji escreveu o Fukan-zazengi (Recomendação Universal de Zazen), no qual cuidadosamente explica o significado de zazen e como praticá-lo.
Mestre Dogen também escreveu Bendowa (Tratado Sobre o Discernimento do Caminho), em formato de perguntas e respostas, no qual ensina que a prática de zazen é o verdadeiro Caminho de Buda. No seu trabalho mais importante, Shobogenzo (Olho Tesouro do Verdadeiro Darma), que se estende por mais de noventa capítulos, Dogen Zenji transmite em profundidade a mente do despertar espiritual.
Em 1243, a convite de seu patrono Hatano Yoshishige, Dogen Zenji deixou Kyoto e se mudou para as montanhas de Echizen. Já foi dito no passado que essa mudança foi devida a pressões dos monges de Monte Hiei, mas também é verdade que ele deixou Kyoto por causa de conselhos de Nyojo Zenji no sentido de “viver no interior das montanhas e vales afastados, protegendo os ensinamentos dos budas e ancestrais.”
Em 1244, o mosteiro que foi custeado por Hatano Yoshishige ficou pronto. Inicialmente chamado de Daibutsuji, o nome foi mudado mais tarde para Eiheiji. Esse é o atual Daihonzan Eiheiji.
Foi aqui que Dogen Zenji continuou praticando severamente enquanto educava seus discípulos. Em 1253, ele adoeceu e morreu com 53 anos.