Zazen (Meditação)






Zazen (禅) significa sentar Zen.



Nos sentamos de forma confortável sobre o zafu (座蒲 - almofada de meditação), com a coluna ereta e o corpo equlibrado (choshin). Pernas corretamente cruzadas, em posição de lótus (Kekka Fuza - 結跏趺坐), ou em semi-lótus (Hanka Fuza - 半跏趺座) Os joelhos tocando o chão, a respiração tranqüila (chosoku), a língua tocando levemente o palato (céu da boca).




Os olhos semi-abertos olhando para o chão sem olhar para nenhum ponto específico, mantendo a plena atenção, escutando com os olhos e enxergando com os ouvidos.






Mantendo as mãos na posição do mudra cósmico (Hokkai Join - 法界定印)



Antes e após se sentar na almofada una as duas mãos em Gassho (合掌).
Ao entrar e ao sair do Zendo (sala de Meditação - 禅堂) una as duas mãos em Gassho.




Levantem-se devagar e caminhem silenciosos em redor com os outros, o que é chamado "kinhin", uma forma de caminhar zazen.


Kinhin - Meditação Andando




O "kinhin" é feito posicionado as mãos em shashu, a mão esquerda em concha por cima da direita, e a mão direita segura o polegar esquerdo, posicione as mãos próximo ao peito, mantendo ambos os cotovelos em ângulos retos. Conservem os braços em linha reta e o corpo ereto, com os olhos fixos num ponto a mais ou menos dois metros adiante dos pés, ande pela sala no sentido horário. Ao mesmo tempo continuem usando o mesmo método de concentração usado no Zazen (por exemplo contar as expirações, susokkan), enquanto andam lentamente em volta da sala. Comecem a andar com o pé esquerdo e vão andando de tal forma que o pé pouse no chão, primeiro o calcanhar depois os dedos. Andem calmamente e com segurança, com equilíbrio e dignidade. Este caminhar não pode ser feito com distração, a mente deve estar atenta enquanto vocês se concentram na contagem ou nas expirações.
Caminhe dando apenas meio passo a cada expiração. Caminhe devagar e com maciez como se você estivesse parado em algum lugar. Não arraste os pés e não faça barulho. Ande em linha reta, e ao fazer curvas, sempre vire à direita. Quando terminar o kinhin, pare e faça uma reverência. Caminhe em passos normais ao redor da sala, até voltar ao seu zafu.



Ao término da prática, mantenha a mente em zazen, não sai correndo para ir embora ou para fazer outra coisa, a prática deve continuar do lado de fora do Zendo.